Laura Pausini faz grandes revelações sobre o novo trabalho e tour

A cantora revela ao site como chegou à escolha das canções e o que esperar da turnê.

Reprodução - RTL.

Em entrevista ao site da rádio italiana RTL, Laura Pausini fez grandes revelações a respeito de Simili, da escolha das canções e da turnê mundial.
Laura revelou como chegaram colaborações com Giuliano Sangiorgi ("Sua música é uma obra-prima"), Jovanotti, Biagio Antonacci e de seu sonho com um dueto com Eros Ramazzotti. Um álbum que convida a união de almas "similares", unidas sob os mesmos direitos: "Eu acho que aqueles que se opõem a igualdade de direitos devem serem punidos."


Por que a escolha deste título, "Simili"?
Porque fecha em uma palavra duas contradições que na minha opinião são belíssimas, ou seja, palavra "igual" e "diferente". Na nossa vida devemos ser todos similares e no fundo o somos mesmo se não queremos...

Você sempre foi sensível à questão das uniões civis e os direitos, por que na Itália é tão cansativo este debate?
Eu definitivamente sei que é muito errado e eu acho que todos têm os mesmos direitos. Quem pode julgar outra pessoa por uma idéia sexual não pode ter o direito de outro? Eu não entendo essa coisa e me deixa muito irritada, mesmo aqueles que estão obstruindo o processo, creio que quem atrapalha esse processo deveria ser punido.

Dentre os autores deste álbum está Jovanotti com Innamorata, como nasceu esta colaboração?
Lorenzo e eu há vários anos tentamos fazer algo juntos, mas temos estado à espera para a chegada da música certa para ambos. Também porque eu nunca queria que ele se adaptasse para mim ou para que ele escrevesse uma música pensando apenas em minha voz. Eu sempre esperava que eu pudesse cantar ele, que Laura estava cantando estilo de Lorenzo com um significado no texto que me identifico muito e Innamorata exatamente assim.

Tem também Giuliano Sangiorgi que assinou para você Sono solo Nuvole, o que te agradou na letra da canção?
Giuliano escreveu uma obra-prima, na minha opinião. Eu o sigo desde sempre, então não posso dizer que eu estivesse com medo de ele escrever algo que eu não gostasse porque as vezes acontece que aqueles que são suas referências musicais escreverem canções distantes do seu gênero. Neste caso Giuliano enviou-me uma canção é um clássico e tem um estilo de escrita que é muito semelhante ao que eu sou hoje, depois de 22 anos de carreira. Estou em busca de um tipo de escrita italiano sofisticado, mas ao mesmo tempo muito tradicional.

E' a lei che devo l'amore fecha Simili. A quem dedica?
É uma canção escrita por Antonacci, dedicada a uma mulher, mas pouco antes da metade da canção, eu percebi que essa música era minha e eu não poderia não usar este poema para dizer algo sobre a minha filha Paola. Então eu perguntei se eu poderia apropriar-me dela, trocamos algumas palavras da canção original e isso deu origem a talvez a canção mais importante da minha vida.

Tem algum dueto que gostaria de realizar e mantem como sonho em segredo?
Existem muitos duetos que gostaria ainda de fazer, mas este ano eu quis não fazer nenhum. Foi um escolha porque venho de um Best Of rico de duetos. As vezes quando canto as músicas enquanto escuto a radio, me dou conta que existem vozes que ficariam bem junto a minha. Na Itália existem muitos e nunca escondi querer fazer algo com Eros Ramazzotti e ainda espero poder fazer no futuro.

Existe uma grande expectativa para os eventos especiais na Itália nos estádios e depois o tour mundial. O que os fãs devem esperar? Já tem alguma idéia sobre o espetáculo?
Este ano pela primeira vez farei uma turnê que se divide em duas e a parte italiana será em estádios em junho. Terá um show que será muito diferente visualmente e como setlist. Será algo especial e quero aproveitar do fato que terei um espaço maior e arranjar as músicas de um modo único, a turnê europeia e a americana terão setlist e cenário diferentes.

***
E aí, o que você achou da entrevista? Quais são as suas expectativas? Deixe seus comentários!

Compartilhe:

0 comentários

Não serão permitidos comentários ofensivos, racistas ou palavrões.
Nossa artista canta o amor, inspire-se! ;)