Desvendando Lato destro del cuore (Videoclipe)

O lado mais íntimo e oculto da cantora em um poema essencialmente metafórico marcam o primeiro single de Simili.

Reprodução - Videoclipe.

Depois de mais de 20 anos se apresentando pelos palcos do mundo, aparentando cada ter cada vez mais segurança e maturidade musical, Laura Pausini, pela primeira vez se desnuda em uma metafórica canção que nos mostra o seu lado mais íntimo e oculto.
A canção Lato destro del cuore (Lado direito do coração), mergulha de forma profunda no inconsciente da cantora, mostrando como as inseguranças e os medos de recomeçar em uma nova relação, podem se tornar belas obras de arte e objeto de superação.  
O lado direito do coração se mostra como uma alegoria que apresenta aquilo que resta de um coração partido, que já sofreu com as desilusões da vida; a vontade de se entregar a um novo amor, sendo neste caso representado simbolicamente pela "música": "Quando nascemos começamos nosso caminho pela busca do amor, da serenidade e da felicidade. Somos nós quem criamos nosso destino através das oportunidades que todos os dias a vida nos oferece. A minha oportunidade é a música, na qual penso como se fosse uma pessoa. Exatamente como aquelas pessoas que se encaixam milagrosamente em nós e nos preenchem, nos completam. Como o meu #latodestrodelcuore que não é completo sem sua outra metade."
Além disso, a cantora faz uso da palavra "fotografia", pra expressar o que suas canções são: fiéis reproduções de sua essência que são iluminadas e revividas pelas poesias de suas músicas: “Biagio tem o dom especial de ler o que há dentro de mim e de me trazer, nos momentos mais inesperados, a canção é perfeita, a ponto de fotografar do melhor modo o momento em que estou vivendo."

"...ho paura e ritocco
Do più luce alla foto
Buona luce e buon viaggio
Non dimentico niente..."

A balada parece ainda dialogar de algum modo com "La geografia del mio cammino", mostrando dessa vez como a italiana lida seu dualismo interior, revelando que ela tem se compreendido muito bem através de suas músicas e percebe a existência de suas inseguranças e defeitos.
O cantor Biagio Antonacci, compositor de Lato destro del cuore, em entrevista a uma rádio italiana, também deu seu parecer a respeito da obra: "(Lato destro del cuore) é o lado mais oculto, mais obscuro e vulnerável; mas também é o mais verdadeiro na minha opinião; é aquele (lado) pra se descobrir sempre, porque se move em base a sua energia, na tua força e na sua vontade; é todo o mistério, o peso e contrapeso daquele espaço maravilhoso que temos no nosso corpo.".

"Oggi
Dietro la porta
Negli angoli sporchi
Mi conosco davvero..."

Dessa forma, podemos entender que a música retrata os aspectos mais íntimos de Laura através das canções. Porém, há ainda quem perceba também na canção uma relação da cantora consigo mesmo e com seus fãs através da música.
Lato destro del cuore é uma balada intensa e profunda onde a voz da Laura explora registros de notas graves e muito expressivas para depois explodir com toda sua potencia. A canção não é tão direta e exige do ouvinte a sua exploração para a compreensão de sua mensagem. “É uma faixa densa, profunda, bem italiana no texto e muito atual no arranjo; – acrescenta Laura Pausini - é uma poesia difícil de escutar hoje, é muito reflexiva e estou muito contente por apresentá-la!”.  A faixa foi produzida por Paolo Carta com Davide Rossi e coproduzida por Rik Simpson.

Confira o clipe:


Confira também o Making of:

Compartilhe:

0 comentários