7 curiosidades do videoclipe "Dove resto solo io"

Muitos detalhes espalhados em um casa essencialmente cultural.

Reprodução.
O videoclipe da música "Dove resto solo io" é sem dúvida um vídeo bastante intimista e profundo. A cantora propôs ali todo o sentimento expresso no texto e melodia da canção.
Abaixo fizemos um levantamento com alguns importantes itens que são visíveis ao longo do filme, mas deixamos a conclusão para cada um de vocês, confira:

1 - Gravado em várias cidades

Reprodução.
Apesar de ter sido amplamente divulgado pela cantora, pelo Staff e até pelo fã clube oficial (Laura4u), que o videoclipe teria sido gravado em Roma, na verdade, como é possível observar no take acima, algumas imagens foram feitas também em Dublin na Irlanda (na altura do "Italian corner").

Reprodução.
A imagem à cima, parece ter sido igualmente produzida na Irlanda, mais especificamente na ilha North Bull Island Nature Reserve, onde há uma grande reserva natural, de onde é possível observar uma área industrial do país separada pelo mar, causando o contraste assim como na imagem do videoclipe.

2 - O retorno de viagem

Reprodução.
Uma cena que parece sem sentido, com a imagem da cantora em versão miniatura, aparentemente abaixo de uma mesa, fazendo absolutamente nada, praticamente uma cena desnecessária, exceto se você prestar atenção no lado oposto onde é possível verificar a existência de uma mala de viagem de modelo bastante antigo e por sobre ela um cachecol. 
Tal imagem pode refletir simbolicamente o retorno de tour da cantora onde ela volta de viagem para o "canto" só dela, refletindo os sentimentos que aborda o texto da canção.

3 - Miniatura de antiga cia. Aérea

Reprodução.
Em algumas cenas do videoclipe é possível ver a cantora acima de um avião da Pacific Airlines.
Pacific Air Lines foi uma companhia aérea regional (então chamado de uma companhia aérea "serviço local") na Costa Oeste dos Estados Unidos, fundada em grande parte com o dinheiro de investidores da indústria cinematográfica de Hollywood, começou na década de 1940 sob o nome da Southwest Airlines. A empresa foi uma companhia aérea de alimentação, ligando comunidades menores na Califórnia e Oregon , com cidades como Los Angeles e San Francisco.

4 - Não quero o silencio

Reprodução.
Em um dos momentos Laura aparece em miniatura diante de uma estante repleta de livros cujo o único visível é "Non voglio il silenzio" (Não quero mais o silêncio). Trata-se de um romance italiano, obviamente fictício, mas ambientando em cenários históricos e reais.
O Romance político, conta de Paolo Borsellino que morreu em 92, 57 dias após a Giovanni Falcone, que foi morto por uma explosão devastadora. Abordando o incomodo tema italiano: A máfia, os anos de negociação entre o Estado e a máfia. A história começa com um acidente de carro que, talvez, não tenha sido por acaso e que matou um homem em um tribunal, sussurrando, antes que fosse tarde demais.

5 - A emoção de interpretar a beleza da própria vida

Reprodução.
Se você observou o momento que a cantora aparece cantando em meio a lágrimas, saiba que presenciou, não uma interpretação da italiana, mas a mais sincera emoção.
A cantora revelou em rede social que chorou na última cena porque frente a ela estava Paolo Carta (seu noivo) com Paola (filha dos dois) nos braços: "me olhavam e éramos somente nós, e o mundo realmente não tinha mais sentido. Quando canto aquilo que vivo, choro, e decidi não cortar a cena." completa a cantora.

Reprodução.

6 - A Lupa

Reprodução.
Reprodução.
Quem conhece Laura Pausini de verdade, sabe que a cantora "não dá ponto sem nó". Então, observando a tomada acima, é possível verificar a lupa posta diante de um pote com moedas. A primeira vista pensei jocosamente: ela quer ampliar o dinheiro. Mas a metáfora pode ser mais profunda do que isso. 
A música fala de simplicidade, e tal insinuação seria uma blasfêmia diante da canção. Então pensando mais um pouco, concluí que: o valor das coisas muda de acordo com o ponto de vista. Mas como a arte não é pra ser explicada e sim pra ser sentida, deixo pra vocês o direito de interpretação.



7 - Uma casa repleta de cultura


Reprodução.
"...una casa illuminata a giorno dove trovo te..." Essa provavelmente é a frase que mais se reflete no videoclipe, não apenas de forma real quando aparecem os raios de sol penetrando a casa, mas de forma figurativa. Na simbologia (e filosoficamente), luz é comumente associada à conhecimento, inclusive em poemas e demais obras literárias. Dessa forma a casa do vídeo é repleta de luz, tendo muitos livros, Cds, filmes, etc.
Na imagem acima podemos observar o livro "Opere" uma compilação obras literárias de nada mais nada menos que Oscar Wilde. 
Já abaixo, é possível ver um CD da banda "The Style Council", "Café Bleu". É um álbum de Pop, Jazz, New Wave que foi o disco de estréia oficial lançado pela banda em 1984.  Além disso ele foi incluído no livro "1001 Albums You Must Hear Before You Die" (1001 álbuns que você deve escutar antes de morrer).

*** 

Reveja agora o belíssimo vídeo de Dove resto solo io e deixe-nos sua opinião:


Referência:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pacific_Air_Lines
http://laurapausini.com
http://www.patrickfogli.com/libri/non-voglio-il-silenzio.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9_Bleu

Compartilhe:

0 comentários