A belíssima e oculta história de "In assenza di te"

Emanuela Cortesi nos conta a particular história da canção que a tantos emociona.

Reprodução - Fotografia batida no set do Clip de In assenza di te.

Voltando um pouco no tempo, na época que Laura lançava seu cd "La mia Risposta" muita gente ouviu e se apaixonou pela música In assenza di te. Foi uma música tão bem aceita que foi regravada por diversos cantores pelo mundo afora, e ganhando versões em línguas como grego, inglês, hebraico e inclusive uma regravação em território tupiniquim, mas no idioma original, pela cantora Deborah Blando. Além disso a versão original foi até tema de novela e permanece emocionando muita gente.  
No entanto, o que poucas pessoas sabem, é a sua peculiar história. A canção oficialmente não entraria no CD que já estaria então totalmente fechado sem ela e algo surpreendente acontece e Emanuela Cortesi (a então corista de Laura) nos conta através de Mateo Vocale (Bailarino da Inedito World tour). Segue adiante a tradução do relato:

Laura na época já tinha fechado o álbum “La mia risposta” tendo já feito uma cuidadosa seleção das músicas e tudo mais, em suma, a todo vapor (publicidade, promoção, fotos, etc) estava prestes a lançar. Eu só estava me preparando para ir para Milão, onde ela cantaria com Phil Collins em um especial de televisão com toda a banda ao vivo e onde à tarde haveria as provas, quando, durante a viagem, Antonio Galbiati me chama. Com Antônio nós trabalhamos muito juntos, Alex Baroni que me apresentou (que no meio "dos anos 90 estava quase sempre na minha casa). Eu me lembro quando fui a ele e que nos fez escutar coisas bonitas feitas por ele, com voz um monte de coros, Alex e eu estávamos enlouquecidos, mas Antonio não só cantava bem, ele escrevia também muito bem. Durante aquela viagem me lembro que respondi a chamada dele um pouco nervosa porque estava atrasada e porque ele insistia a algum tempo no fato de que havia escrito uma belíssima canção, que eu deveria escutá-la, que a tinha que fazê-la escutar. E com essa canção e onde podemos nos encontrar enfim, não poderia mais e assim, lhe disse que escutaria pelo telefone. Eu tive que parar, depois da primeira estrofe caiam as lágrimas e que ainda era embomation! Mas a música e como ela a interpretava me tinha feito um efeito inacreditável, no mais a imaginava cantada por Laura com suas palavras e assim lembro que gritava no telefone ANTONIO!!! ANTONIO!!! Faz um cd e vem ao endereço onde estamos fazendo as provas em Milão! E assim, caros tesouros, cheguei ao local em Milão onde estava já tudo pronto para as provas, não sabia como falar pra Laura, não sabia como poderia introduzir a chegada de Antonio para depois apresentá-lo seja a ela ou ao seu manager de então, enquanto ela estava muito presa no programa e com a performance com Phil Collins, com toda razão. Mas a canção era bela demais. Era certa demais para ela e daria aquela toque de internacionalidade que as vezes faltava, ao menos eu pensava assim. E então esperei que chegasse Antonio e com toda coragem do mundo me aproximei dela e de seu manager dizendo e naturalmente a resposta foi positiva.  Mas eu sabia que tinha feito uma coisa justa, de fato o disco foi reaberto e a canção inserida com um texto pungente e até um pouco incomum, mas simplesmente maravilhoso. Se bem me lembro, me chamaram na mesma noite, entusiasmados, tanto Laura como seu manager, que bela sensação, que felicidade ter entendido que aquela canção poderia ser para ela uma nova oportunidade para manifestar o seu talento e fiquei feliz também por Antonio. Esta experiência me fez entender que as pessoas vão dar ouvidos sempre! 
Videoclipe da canção:

Compartilhe:

0 comentários